7 Segredos Para Cuidar de Cactos e Suculentas

Os cactos e suculentas são plantas que atraem pela facilidade no cultivo. São plantas perfeitas para quem não tem muito tempo para cuidar e que não necessitam de muito espaço, pois podem ser cultivadas em pequenos vasos. 

Mesmo com essa fama de plantas fáceis de cuidar, muitos não têm sucesso nesta tarefa. Os 7 Segredos para cuidar dos cactos e suculentas te ajudarão a ter plantas lindas e duradouras.

Elas são plantas lindas e que surpreendem pela sua variedade. As variedades vão do cactos com espinhos, que são os mais conhecidos, até suculentas com cores fantásticas e folhas exuberantes.

Fonte: Canva

Onde Cultivar?

Os cactos e suculentas podem ser cultivados em jardins pois existem espécies que são ideais para este tipo de cultivo, e tem os que são ideais para ambientes internos e cultivo em vasos. 

Muitos dos cactos e suculentas florescem, dando flores coloridas e maravilhosas. Existem culturas que utilizam os cactos e suculentas como plantas medicinais e até mesmo na culinária, demonstrando a versatilidade destas espécies.

Se você está em busca por plantas mais fáceis de cuidar e que se adequam à vida corrida e ao seu dia a dia, elas são plantas que não exigem muitas regas, pois armazenam água em suas folhas, caules e raízes. 

Os tipos mais populares de cactos e suculentas

Os cactos e suculentas são plantas com uma grande variedade de formatos, cores e tamanhos. Suas espécies vão de pequenas plantas de vaso até grandes plantas consideradas arbustos. 

Tipos de cactos

  • Cactos de coluna: são plantas que podem chegar a ter metros de altura. Possuem forma cilíndrica e flores coloridas. São plantas ideais para jardins de xeriscape, que são projetados para locais com pouca disponibilidade de água.
  • Cactos de caule: São geralmente cultivados em vasos. Esses cactos possuem uma forma de caule largo. São ideais para varandas, escritórios e áreas urbanas.
  • Cactos de espinhos: São bem conhecidos pelos seus espinhos destacados. Podem ser cultivados em jardins e também em vasos, para decoração interna. 

Tipos de suculentas

  • Suculentas de folha larga: Suas folhas largas e carnudas fazem um grande armazenamento de água. Algumas de suas espécies são bem semelhantes a pequenas árvores.
  • Suculentas de roseta: Essas suculentas tem o formato de pequenas rosas e são ótimas para o cultivo em vasos pequenos. Podem florescer, revelando flores lindas e com cores magníficas.
  • Suculentas de flor: São suculentas que florescem e possuem flores grandes e de cores vibrantes. Atraem insetos e pássaros e são ideais para decoração de ambientes internos ou para jardins de xeriscape.

Cactos e suculentas como cuidar  – Os 7 segredos

Esses são os 7 segredos, que são pontos que você deve ter atenção no cultivo dos cactos e suculentas para ter sucesso:

1 – Atenção à luz: Elas são plantas que precisam de luz para florescer, então mantenha os cactos e suculentas perto de uma janela ou escolha locais em que elas recebam o sol diretamente, sendo o mais ideal. O excesso de sol pode ser prejudicial pois a exposição por muitas horas tende a danificar as folhas.

2 – Cuidado ao regar: Este tipo de plantas não deve ser regado com frequência. Os cactos e suculentas já fazem a sua reserva de água, sendo necessário regar somente quando a terra estiver completamente seca.

3 – Adubação cautelosa: Os cactos e suculentas não necessitam de adubação frequente. Você pode usar um fertilizante específico para a espécie, uma vez ao mês. As orientações do fabricante devem ser lidas e seguidas para que a adubação seja feita da maneira correta.

4 – Solo adequado: O solo para os cactos e suculentas necessita ser bem drenado pois eles não se desenvolvem bem em solos úmidos. Pode-se misturar areia ao solo ou perlite, para potencializar a drenagem.

5 – Escolha correta dos vasos: Os vasos necessitam ter furos para drenagem para não acumular água, evitando o apodrecimento das raízes.

6 – Transplantar no momento certo: Os cactos e as suculentas precisam ser transportados para vários maiores quando as raízes ficarem aparentes na superfície da terra. Não se deve transplantar com muita frequência, evitando o estresse da planta.

7 – Combater doenças e pragas: Essas plantas com muita frequência são alvo de pulgões, ácaros e cochonilhas. Aos primeiros sinais, isole a planta afetada e trate-a usando fungicida ou inseticida próprios para cactos e suculentas.

Conclusão

Seguindo cuidados simples, os cactos e suculentas são plantas de beleza única e que não requerem muito tempo ou cuidados para o seu cultivo. 

Os Jardins e diversos ambientes podem ser privilegiados com a graciosidade dessas plantas, basta não esquecer das suas necessidades básicas, entre elas a de receber luz do sol. 

Com os 7 passos para cuidar dos cactos e suculentas você terá plantas lindas e saudáveis e um ambiente mais agradável, bonito e feliz.

Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira

Trabalhando como editor desde 2019, a paixão pela criação de conteúdos é o que me move. Informar com responsabilidade e levar o leitor a uma leitura prazerosa e de qualidade é um objetivo a ser alcançado todos os dias.