Dicas Especiais Para Fazer o Seu Esmalte Durar Mais Tempo Nas Unhas

Unhas feitas, com cores lindas e com muito brilho… que maravilha! Pena que dura tão pouco! Mas você já pode se animar porque truques simples podem fazer o seu esmalte durar muito mais tempo.

Os esmaltes de cores escuras tendem a durar mais tempo nas unhas, principalmente os vermelhos e os vinhos. Sua fórmula possui mais resistência que os esmaltes claros, devido aos cromóforos.

Nossas dicas poderão prolongar o tempo de vida do seu esmalte, que geralmente em dois dias já começam a descascar as pontinhas e a dar sinal de que o fim da beleza está próximo. 

Unhas feitas

Seu esmalte não vai mesmo durar para sempre, mas uma semana de esmaltes perfeitos você pode alcançar, utilizando as dicas que listamos a seguir. 

1 – Um polimento pode fazer milagres

Polir as unhas antes de começar a pintar pode ajudar na aderência dos esmaltes. Não faça o polimento utilizando lixas comuns, utilize uma lixa polidora, que é específica para esse trabalho. O polimento é importante principalmente se as unhas estiverem sofrendo com descamação, pois este processo irá retirar o esmalte quando uma camada da unha se soltar embaixo dele. 

O polimento deve ser feito de maneira superficial e cuidadosamente, para não provocar danos e desgastes às unhas.

2 – Higienizar as mãos, um segredinho que quase ninguém usa

Qualquer resíduo que fique depositado nas unhas impedirão que o esmalte se fixe com perfeição, e muitas das vezes esse resíduos são imperceptíveis. Substâncias como óleos e cremes podem estar presentes e nem serem percebidas, mas certamente irão comprometer a aderência do esmalte. Lave as mãos com água e sabonete antes de partir para a próxima frase.

3 – Usar uma base antes do esmalte

Nada de passar  o esmalte direto nas unhas, por favor! O ideal é que se use uma base, que além de tratar, como as bases fortalecedoras, protegerá as unhas das manchas causadas pelos pigmentos do esmalte e do amarelamento, e ajudará na aderência e fixação do esmalte. Existem vários tipos de bases no mercado e cada uma poderá atender às suas necessidades do momento, como as bases niveladoras. As bases foscas tendem a durar mais tempo nas unhas.

4 – Atenção à espessura das camadas de esmalte

Para que o esmalte dure mais tempo nas unhas é importante que suas camadas sejam finas.  Uma camada deve cobrir toda a unha para que fique bem uniforme.

A pintura feita em camadas muito grossas compromete o aspecto e a delicadeza do esmalte, que fica com uma aparência grosseira e marcada. Além disso, demora muito tempo para secar, o que facilita a sua descamação.  

5 – A finalização e a secagem são muito importantes

Os produtos de finalização são muito importantes para que seu esmalte tenha mais durabilidade e também beleza. Esses produtos são para intensificar o briho, acelerar a secagem e aumentar a fixação. No mercado existem vários produtos e marcas disponíveis e você pode usar e abusar dessas soluções, são elas os óleos secantes, os sprays secantes, os extra-brilho e o top coat. 

Já se falando em manutenção, a hidratação diária do esmalte e das cutículas é importante para a durabilidade, e para isso pode ser utilizado um óleo vegetal. Antes de dormir é um bom momento para a aplicação do hidratante.

6 – Proteger também é preciso

Utilizar uma barreira de proteção contra os danos do dia a dia, é muito importante nessa jornada para que os esmaltes fiquem perfeitos por mais tempo. Utilize luvas de borracha para fazer as atividades da casa e para o contato com água. 

Existem produtos que destroem os esmaltes nas unhas e também tem aqueles que removem todo o brilho e a beleza. Deve-se dar atenção especial aos produtos de limpeza, aos utensílios e produtos abrasivos, e aqueles com álcool em sua formulação.

7- Os esmaltes em gel possuem alta durabilidade

Os esmaltes em gel disponíveis no mercado são em geral mais duráveis que os esmaltes comuns. Vale a pena optar por eles e comparar a durabilidade deles com os outros esmaltes.

Há também as famosas unhas de gel que são feitas por profissionais qualificados e que possuem uma durabilidade de cerca de 15 a 20 dias, pois são feitas em camadas mais duras e rígidas e com esmaltes especiais que são ativados com luz ultravioleta de led ou UV. Elas não descascam e nem perdem o brilho e são feitas diretamente sobre as unhas ou sobre alongamentos.

8 – Fator mais que importante, a qualidade do esmalte

Se a qualidade do esmalte não for boa não há nada que o faça durar muito. Não adianta querer um bom resultado se a marca do esmalte não corresponder com a realidade. Existem marcas que já são tradição no mercado e de ótima qualidade, então o ideal é sempre apostar nelas.

Top 10 Melhore Marcas de Esmalte

De acordo com o ranking da Mybest Brasil, serviço de recomendações, as 10 melhores marcas de esmalte eleitas em 2022 são:

  1. Risqué
  2. Colorama
  3. Dailus
  4. Vult
  5. O.P.I
  6. Impala
  7. Anita
  8. Speciallita Hits
  9. Ana Hickmann
  10. Studio 35

Foram utilizados critérios como a qualidade, o atendimento ao consumidor, a variedade de produtos e a tradição da marca. As principais marcas do mercado foram utilizadas para definir o ranking.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *