As Diversas Utilidades do Bicarbonato de Sódio Que Talvez Você Não Saiba

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais versáteis que existem. De baixo custo e muito utilizado em soluções práticas para a casa, cozinha, beleza e culinária, ele é uma substância química natural, e sua fórmula é NaHCO3. Ele é uma opção ecológica e não poluente, e é encontrado na natureza.

Ele é um agente neutralizante que atua na redução da acidez e da alcalinidade, tornando o meio o mais neutro possível, perto do pH 7. O bicarbonato de sódio é classificado como um sal.

Vem com a gente conhecer as inúmeras utilidades do bicarbonato de sódio, que são fantásticas, e que poderão te ajudar no dia a dia e até mesmo a economizar dinheiro, pois ele faz várias substituições com facilidade e eficiência. 

Bicarbonato de sódio

Vejamos suas principais utilidades:

Na Cozinha

1 – Ele pode substituir o fermento: Em um caso de urgência, o bicarbonato de sódio pode fazer o papel do fermento, caso você esqueça ou não o tenha à mão. Use ¼ da colher de chá de bicarbonato com ½ colher de chá de vinagre, para cada 1 colher de fermento que a receita pedir. Ele é muito usado na fabricação de pães.

2 – Para lavagem de frutas, verduras e vegetais: Ele pode ser utilizado para dar aquele reforço na lavagem desses alimentos. Sua utilização ajuda a limpar mais profundamente, indo além de uma lavagem comum. Uma ótima dica é deixar esses alimentos de molho na água com bicarbonato e depois enxaguar.

3 – Para manter viva a cor verde das hortaliças: Ele pode ser utilizado na água para cozimento dessas hortaliças, que devem levar um banho de água gelada ou fria logo após saírem da água quente. Elas se manterão verdinhas!  É muito utilizado para os brócolis.

4 – Segredinhos para os ovos: o bicarbonato pode ser utilizado no omelete, apenas uma pitadinha poderá deixá-lo muito macio. A casca do ovo cozido sai muito mais fácil quando adicionado à água do cozimento.

Nas Atividades de Casa

1 – Na lavagem de roupas: Acredite se puder, ele pode ser usado como amaciante e alvejante. As roupas podem ficar mais macias e claras quando adicionamos o bicarbonato de sódio na máquina de lavar, junto com o sabão em pó no reservatório. Ainda tem outra vantagem, protege a máquina de lavar. Roupas brancas e encardidas podem clarear quando deixadas de molho na máquina ou em bacias, em água com uma quantidade generosa de bicarbonato. Deixe descansar por uma noite.

2 – Para desincrustar a sujeira e desengordurar: Aquela sujeira difícil de superfícies lisas como, fogões, pisos e azulejos pode ser retirada com mais facilidade com o bicarbonato. Use-o em um pano ou esponja úmidos o bicarbonato puro e passe no local das manchas. Fique tranquilo, ele não agride as mãos. Ele também possui ação desengordurante. É ótimo para a lavagem de copos e utensílios de vidro. Use diretamente na esponja ou polvilhe sobre os utensílios.

3 – Para arear panelas: As panelas queimadas podem ser facilmente limpas com ele. Ferva uma água junto com bicarbonato na panela por cerca de 1 minuto, cobrindo a área queimada. Depois que a panela esfriar você conseguirá limpá-la com menos esforço. Caso seja muito persistente, repita todo o processo.

3 – Para tirar o odor: Use saquinhos de tule cheios de bicarbonato dentro da geladeira, espalhando-os pelas prateleiras. O odor será absorvido e os saquinhos devem ser trocados a cada mês. O odor dos potes de plástico também pode ser retirado, deixando-os de molho em água com bicarbonato.

4 – Para tirar a ferrugem em tecidos: Uma misturinha de suco de limão com bicarbonato pode remover perfeitamente as manchas de ferrugem. A consistência correta é de uma pasta, que deve ser colocada em cima da mancha e deverá descansar de preferência ao sol. Depois lave normalmente.

5 – Para limpeza a seco: polvilhe bicarbonato de sódio na superfície de tecidos, como sofás, tapetes e cortinas. Deixe agir por umas duas horas e depois aspire. Ele também remove o odor de bichos de pelúcias.  Polvilhe e deixe agir por uns quinze minutos, e depois use uma escova para escovar.

6 – Controla o nascimento de ervas daninhas – o bicarbonato pode evitar o surgimento de ervas daninhas nas frestas de cimento. Utilize punhados de bicarbonato.

Na Saúde

1 – Como alcalinizante: Seu uso, diluído em água, após as refeições pode ajudar nos casos azia e na redução de gases. 

2 – Como anti-séptico: Ajuda na eliminação de bactérias, fungos e microorganismos.

3 – Nas queimaduras de sol: compressas frias de água com bicarbonato podem ajudar a aliviar no pós sol. Não enxague e nem seque depois.

4 – Como antifúngico: Pode ajudar a melhorar fungos e manchas nas unhas. Deixe de molho as mãos ou os pés em uma mistura de água com bicarbonato duas vezes ao dia, por 5 minutos.

5 – Aftas: Algumas pessoas utilizam um punhado de bicarbonato de sódio em cima das aftas. Por ele ser neutralizante da acidez da boca é que os resultados positivos acontecem.

Na Beleza e Higiene Pessoal

1 – Como clareador dental: O bicarbonato de sódio é muito utilizado pelas indústrias para clareamento dos dentes, nos cremes dentais para este fim. Na solução caseira é utilizado puro ao escovar os dentes, mas por ser muito abrasivo não deve ser utilizado com frequência para não causar dano aos dentes.

2 – Como esfoliante natural: Ele pode ser usado com água em movimentos circulares em várias partes do corpo, como cotovelos, joelhos e rosto. Hidrate depois da esfoliação.

3 – Como desodorante: Pode ser usado puro no lugar do talco de pés, diretamente nos calçados. Pode substituir também os desodorantes para axilas. Uma mistura de 200ml de água e duas colheres de bicarbonato pode ser usada como desodorante. Pode-se adicionar algumas gotas de um óleo essencial que você preferir. Para ajudar a retirar o odor das mãos misture o bicarbonato no sabonete líquido.

4 – Para transformar o shampoo em anti-resíduos: Ele pode ser acrescentado ao shampoo comum para transformá-lo em anti-resíduos. Misturando o bicarbonato ao vinagre, ele pode substituir o shampoo e o condicionador. Esta técnica se chama No Poo e muitas pessoas aderem a ela. Você também pode limpar seus pentes e utensílios de cabelo deixando-os de molho em água com bicarbonato. Pode ser usado puro no cabelo como shampoo a seco, no lugar do talco, para absorver a oleosidade.

5 – Para o rosto: pode ser usado para diminuir a oleosidade, pode ser adicionado ao sabonete ou diretamente sobre as espinhas.

Concluindo

Essas são as principais utilidades do bicarbonato de sódio, mas dizem que ele pode ser utilizado também como escalda pés relaxante, limpar rejuntes e baterias de carro e até para desentupir pias. 

Sua versatilidade certamente vai te auxiliar em algum momento da vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *