A Idade Ideal Para Ficar Grávida e Tornar-se Mãe
Ficar grávida nos dias de hoje envolve muito mais fatores do que há décadas atrás. Há um misto de preocupação com idade, situação financeira, maturidade e momento certo, que paira na cabeça das mulheres quando o assunto é ter filhos.
Devido à vida moderna e ao desenvolvimento social da mulher, as dúvidas sobre o momento certo para engravidar norteiam a maioria delas.
Para mulheres que querem se colocar bem profissionalmente e que almejam uma condição financeira segura e independência, essa decisão é ainda mais difícil. Na maioria dos casos, os passos a serem seguidos até a chegada do objetivo almejado não combinam e não tem como para serem levados junto com a maternidade.
A melhor idade para uma gravidez existe mesmo?
Para cada fase da vida, necessidades diferentes… Na tenra juventude vem a faculdade, o estágio e o emprego dos sonhos, o sonho do primeiro apartamento… Ficar grávida, nem pensar!
Quando você se vê realizada nos anseios iniciais, bate aquele desejo de fazer a viagem dos sonhos, conhecer lugares incríveis, liberdade… Surge também o desejo de se especializar mais, fazer mestrado, doutorado, para que sua estrutura financeira esteja mais completa.
Quando se decide que está pronta para a maternidade, e bate o desejo de ficar grávida, onde está aquele homem dos sonhos e pai ideal para os seus filhos?
O tempo passa, e de repente a gente se vê com o relógio biológico na mão, gritando apressado porque os 35 estão por perto! Daí começam outras preocupações e o medo de ter dificuldades de engravidar.
Então é assim, cada época da vida tem suas prioridades. Às vezes o que falta para a decisão de ficar grávida é a maturidade, às vezes é o dinheiro, às vezes pode ser o amor da sua vida, às vezes é o emocional ou o cuidado com a saúde.
Inegavelmente, para a maior parte das mulheres, mais cedo ou mais tarde vai fazer parte dos seus planos uma das decisões mais lindas do mundo, ficar grávida e tornar-se mãe!
Antigamente, a idade definida como ideal para ser mãe era dos 18 aos 25 anos. Hoje, para a medicina o recomendado é dos 20 aos 32 anos. Entender e avaliar cada fase da vida e suas prioridades é a melhor decisão quando o assunto envolve essa grande decisão, cercada de responsabilidades.
Aos 20 anos – A vida é para ser vivida!
É uma fase da vida que dificilmente, nos dias de hoje, uma mulher toma a decisão de ficar grávida e têm uma gravidez planejada, com exceções, é claro.
Devido ao foco na carreira e na vida profissional, tudo é bem diferente do que seria há algumas décadas. O foco nesta idade está no crescimento, em dar os primeiros passos rumo à conquista do patrimônio, e de conquistar um lugar ao sol.
Na juventude poucas mulheres se sentem com maturidade suficiente para cuidar dos filhos e educá-los. Muitas mulheres ainda nem saíram da casa dos pais e se sentem muito mais no papel de filhas. Fazer essa transição é um pouco mais demorado.
Na verdade o que determina se a mulher está pronta ou não para o ofício não é a idade, e sim o quanto ela se sente pronta para isso. Do ponto de vista da medicina, dos 20 aos 30 anos é a idade ideal para se engravidar pois é a fase em que a fertilidade está no seu maior período de alta.
Aos 30 anos – Hora de pensar na gestação!
Atualmente as mulheres têm pensado nesta fase da vida como a ideal para ficar grávida. Isso porque já estão mais maduras, se sentem mais preparadas, e algumas ou muitas daquelas metas iniciais da juventude já estão em andamento ou já foram alcançadas.
A escolha desta fase da vida também se justifica num padrão atual de adiar a maternidade, devido às mudanças sociais.
O número de mulheres que engravidam após os 30 anos tem crescido notadamente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia – IBGE, 19% das mulheres que se tornaram mães em 2012, tinham entre 30 e 34 anos.
Em um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde em 2014, até o início do século 20 apenas 22,5% das mulheres decidiam ser mãe aos 30. Atualmente essa porcentagem subiu para 30,2%.
Para a medicina, dos 30 aos 35 anos ainda é uma idade favorável à gestação, mas deve-se observar que após os 35, por conta da fertilidade, engravidar já começa a ficar mais difícil pois a quantidade de óvulos começa a diminuir.
Aos 40 Anos – A vida é para ser executada
Nos dias de hoje, com a evolução do mundo, a vida mudou bastante. As mulheres após os 40 estão em pleno vigor e vitalidade, por isso é normal que algumas adiem o sonho de se tornarem mães nesta fase da vida.
Nesta faixa etária, as mulheres já estão maduras e muitas das vezes já chegaram ao seu objetivo profissional e financeiro, já estabeleceram seus patrimônios e estão mais do que prontas para esta nova fase. O filho acaba chegando como um prêmio.
Ficar grávida é uma conquista nesta fase onde não se tem mais nada a se perder, mas só a ganhar com a chegada de um filho. Há mais disponibilidade de tempo, por não ter mais a preocupação de estudar e trabalhar.
Para a medicina de hoje é uma fase possível de se realizar o sonho de ser mãe, mas é preciso entender que pode haver alguns desafios oriundos da fertilidade.
A necessidade de ter que se recorrer a tratamentos ou reprodução assistida pode existir, e os cuidados com uma gravidez nessa fase são muito maiores. Toda gravidez aos 40 anos ou mais é considerada de risco.
Conclusão
Para esta decisão tão importante da vida de uma mulher o ideal é entender o seu momento e priorizar as suas necessidades.
É bom entender que não há padrões e que uma decisão tão grande como esta só pode ser tomada por você, mulher, ou pelo casal, e não deve ser tomada com base em opiniões alheias, cobranças ou modismos.
Pensar em cada fase da vida, em cada momento, e pesar os prós e os contras, de acordo com o objetivo de cada uma, é uma ótima solução para a questão, já que não há como padronizar mulheres nos dias de hoje.
Decida o seu melhor momento para ficar grávida, e seja feliz!